Ciclo de Bioética
Ciclo de bioética 2015-2016
À semelhança de anos anteriores, este ano organizamos nos Álamos um Ciclo de Bioética.
As conferências são proferidas por profissionais dos meios da Saúde, Direito e Filosofia e com uma ligação profissional ou pessoal com os temas. Os temas foram escolhidos e planeados por jovens universitárias, com o principal objetivo de ajudar a formar as consciências e despertar para a importância destas temáticas atuais.
Em cada sessão é apresentado o tema, seguindo-se o esclarecimento de dúvidas e debate.
Vale mesmo a pena reservar as segundas-feiras na tua agenda – temas fundamentais, abordados por oradores de renome: conjugação perfeita.
Segundas-feiras, 2, 9, 16, 23 e 30 de Novembro | 1, 8, 15 e 22 de Fevereiro | 1 e 7 de Março entre as 19h e as 20h30
A pessoa humana é uma unitotalidade, ou seja, unidade de corpo e espírito; e uma totalidade porque deve ser considerada em todas as suas dimensões (física, psíquica, espiritual, social e moral). Assim, antes de serem considerados princípios ou normas de ação, é preciso que olhemos para um fundamento, para o lugar de onde deve surgir a solução de um dilema bioético – a pessoa humana.
In: “Manual de Bioética – fundamentos e ética biomédica”, de Elio Sgreccia
(…) o valor inalienável do ser humano é independente do seu grau de desenvolvimento. Aliás, quando a técnica ignora os grandes princípios éticos, acaba por considerar legítima qualquer prática. (…) A técnica separada da ética dificilmente será́ capaz de autolimitar o seu poder
In: “Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum”, 2015, de Papa Francisco