Desde sempre a solidariedade social está presente nos Álamos, facilitando-se, a quem o pretender, a realização de ações práticas de voluntariado e manifestando, assim, que a Universidade está voltada para a sociedade.
Alfabetização de adultos
Apoiando a Associação Emergência Social (IPSS), em 2015 iniciámos o desafio de ensinar pessoas adultas a ler!
Dias de apoio:
Entregar refeições a pessoas sem abrigo
Em 2015 apoiamos esta iniciativa que é desenvolvida junto da Igreja de Santo António (Sé) com a Irmandade do Santíssimo Sacramento, da Santa Cruz e Passos da Igreja da Conceição Velha.
Dias de apoio: Segunda-feira
Atividades com crianças e apoio ao estudo num bairro social
Desenvolvemos atividades para crianças no bairro da Cruz Vermelha, apoiando o trabalho da Associação Emergência Social (IPSS) e acompanhamos o estudo dessas crianças durante a semana.
Iniciativas sem periodicidade fixa
De um modo espontâneo surgem também, ao longo do ano, iniciativas diversas, como visitas a hospitais, lares de idosos, famílias carenciadas, etc.
Nas férias promovem-se atividades de voluntariado em zonas rurais e suburbanas, fomentando a partilha de saberes e costumes, procurando realizar tarefas nas comunidades locais que contribuam efetivamente para o seu desenvolvimento.
As experiências dessas estadias tornam-se sempre inesquecíveis e enriquecedoras.
Em 2018, e pela sétima vez, volta a ganhar vida o Projeto Cabo Verde: um projeto de voluntariado internacional na cidade da Praia para a cooperação, desenvolvido por estudantes universitárias e jovens profissionais.
A estratégia de intervenção abrange três pilares fundamentais do desenvolvimento social: educação e formação, saúde e ambiente.
A intervenção no terreno efetiva-se em 15 dias do mês de julho. No entanto, os objetivos globais e específicos do Projeto vão muito além de uma ajuda pontual: o Projeto pretende responder a necessidades prementes, favorecendo a participação da comunidade e colaborando na formação de líderes locais de modo a que sejam as próprias populações as impulsionadoras de iniciativas similares.
O Projeto resulta de uma parceria criada entre os Álamos, o Rampa Clube, a Cooperativa de Telheiras para a Promoção da Solidariedade e da Cultura, CRL, a Associação Cultural das Areias e a Fundação Maria Beatriz Lopes da Cunha.
Já percorremos vários pontos do país e do estrangeiro
Em Portugal:
No estrangeiro:
Durante períodos de tempo mais curtos, também já vem sendo hábito a estadia de alguns dias de férias no Centro de Deficientes Profundos João Paulo II, em Fátima, experiência extremamente enriquecedora e sempre inesquecível.
Em 2016-2017, os Álamos associaram-se à Association pour la Promotion de la Femme et la Famille (Associação Sem fins lucrativos, com sede nos Camarões) para a apoiar na fase final de angariação de fundos para a construção de um dispensário médico em Mehandan (a 25km de Yaoundé, Camarões). Mais informações aqui.
Desde 2014, temos vindo a participar na Olimpíada Solidária de Estudo, que se realiza entre os dias 5 de novembro e 5 de dezembro.
Por cada hora do teu estudo nos Álamos nos anos anteriores, um patrocinador destinou 1 euro para:
Ao longo do ano, os Álamos organizam workshops de formação para o voluntariado, porque o trabalho voluntário exige uma resposta qualificada por parte dos voluntários: temos que nos preparar para chegar às pessoas da melhor forma e ajudá-las verdadeiramente!
A solidariedade, meço-a eu por obras de serviço: conheço milhares de casos de estudantes, de muitos países, que renunciaram ao seu pequeno mundo privado, dando-se aos outros mediante um trabalho profissional que procuram fazer com perfeição humana, em obras de ensino, de assistência, sociais, etc., com espírito sempre jovem e cheio de alegria
Se estiveres interessada em colaborar no voluntariado, preenche a nossa ficha de inscrição e entraremos em contacto contigo.