O projeto formativo dos Álamos está inspirado nos ensinamentos da Igreja Católica e na mensagem de S. Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei .
A identidade cristã dos Álamos manifesta-se nas atividades de formação católica, confiadas ao Opus Dei, abertas a todas as que estejam interessadas em aprofundar na sua vida cristã, esclarecer dúvidas ou conhecer melhor a Fé Católica.
Está presente também nas diversas iniciativas, no ambiente e em toda a vida dos Álamos:
- na importância dada ao estudo e ao trabalho realizados com responsabilidade e competência
- na promoção da solidariedade e de uma cidadania informada e ativa
- no ambiente de amizade, entreajuda, confiança, alegria e respeito pela liberdade e maneira de ser de cada uma
- nas práticas tradicionais de vida cristã que se vivem habitualmente na Residência, em que todas podem participar se quiserem: Terço, Missa, etc.
- na existência de um oratório e de um Capelão que vem regularmente aos Álamos e está disponível para atender quem o desejar.
Também vós podeis melhorar o mundo, para deixar um sinal que marque a história, tanto a vossa como a de muitos outros. A Igreja e a sociedade têm necessidade de vós. Mediante a vossa abordagem, com a coragem que tendes, através dos vossos sonhos e ideais caem os muros do imobilismo e abrem-se veredas que nos levam rumo a um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano.
Papa Franscisco
Mensagem aos Jovens, 21-3-2017
É necessário que a Universidade incuta nos estudantes uma mentalidade de serviço: serviço à sociedade, promovendo o bem comum através do trabalho profissional e da atuação pública. Os universitários devem ser responsáveis, sentir uma sã inquietação pelos problemas dos outros e um espírito generoso que os leve a enfrentar estes problemas e a procurar encontrar-lhes a melhor solução. É missão da Universidade dar tudo isto aos estudantes.
S. Josemaria Escrivá
em Temas Atuais do Cristianismo, 74
O mundo não pode continuar como está. Se hoje um cristão passa ao lado da necessidade dos mais pobres dos pobres, na realidade não é cristão!
(...) O mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria. Ide também para a política e lutai pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. Todos vós sois a Igreja. Trabalhai para que esta Igreja se transforme, para que seja viva, porque se deixa interpelar pelos gritos dos desprovidos de direitos, pelos clamores dos que sofrem todo o tipo de necessidade e daqueles pelos quais ninguém se interessa.
Papa Franscisco
Prefácio do DOCAT