O desenvolvimento completo da personalidade engloba também a sua dimensão espiritual. Por isso, os Álamos dá-lhe especial destaque.
Os Álamos oferecem a possibilidade de ter formação espiritual, confiada à Prelatura do Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada em 1928 por S. Josemaria Escrivá (1902-1975), de modo a que aquelas que quiserem possam encontrar um sentido mais profundo na sua experiência da vida universitária e melhorar a sua vida cristã (tardes de oração, retiros, confissões e atendimento espiritual com o Capelão da Residência).
Semanalmente, várias universitárias dão catequese, com o desejo de transmitir o que recebem nos meios de formação espiritual católica. Assim, vamos ao encontro do que disse o Papa na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro: “Queridos jovens, a Igreja conta com vocês”
Entesoura formação, enche-te de clareza de ideias, de plenitude da mensagem cristã, para poder depois transmiti-la aos outros.
S. Josemaría Escrivá, em Forja, 841
Periodicamente realiza-se um encontro internacional de jovens com o Papa, as Jornadas Mundiais da Juventude, que duram aproximadamente uma semana. Estes encontros tiveram a sua origem em grandes encontros de jovens com o Papa João Paulo II em Roma.
A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo. Esta é uma oportunidade única para viver a união com o Papa, ouvir pessoalmente o que o Papa tem para dizer aos jovens e conhecer de perto a juventude da Igreja em todo o mundo.
Os Álamos já participaram em várias das Jornadas Mundiais da Juventude: