Identidade cristã

O projeto formativo dos Álamos está inspirado nos ensinamentos da Igreja Católica e na mensagem de S. Josemaria Escrivá, Fundador do Opus Dei .

A identidade cristã dos Álamos manifesta-se nas atividades de formação católica, confiadas ao Opus Dei, abertas a todas as que estejam interessadas em aprofundar na sua vida cristã, esclarecer dúvidas ou conhecer melhor a Fé Católica.

Está presente também nas diversas iniciativas, no ambiente e em toda a vida dos Álamos:

  • na importância dada ao estudo e ao trabalho realizados com responsabilidade e competência
  • na promoção da solidariedade e de uma cidadania informada e ativa
  • no ambiente de amizade, entreajuda, confiança, alegria e respeito pela liberdade e maneira de ser de cada uma
  • nas práticas tradicionais de vida cristã que se vivem habitualmente na Residência, em que todas podem participar se quiserem: Terço, Missa, etc.
  • na existência de um oratório e de um Capelão que vem regularmente aos Álamos e está disponível para atender quem o desejar.

 

Também vós podeis melhorar o mundo, para deixar um sinal que marque a história, tanto a vossa como a de muitos outros. A Igreja e a sociedade têm necessidade de vós. Mediante a vossa abordagem, com a coragem que tendes, através dos vossos sonhos e ideais caem os muros do imobilismo e abrem-se veredas que nos levam rumo a um mundo melhor, mais justo, menos cruel e mais humano.

Papa Franscisco, Mensagem aos Jovens, 21-3-2017

 

 

É necessário que a Universidade incuta nos estudantes uma mentalidade de serviço: serviço à sociedade, promovendo o bem comum através do trabalho profissional e da atuação pública. Os universitários devem ser responsáveis, sentir uma sã inquietação pelos problemas dos outros e um espírito generoso que os leve a enfrentar estes problemas e a procurar encontrar-lhes a melhor solução. É missão da Universidade dar tudo isto aos estudantes.

S. Josemaria Escrivá, em Temas Atuais do Cristianismo, 74

 

 

O mundo não pode continuar como está. Se hoje um cristão passa ao lado da necessidade dos mais pobres dos pobres, na realidade não é cristão!
(…) O mundo só mudará quando homens com Jesus se entregarem por ele, com Ele forem para as periferias e para o meio da miséria. Ide também para a política e lutai pela justiça e pela dignidade humana, sobretudo dos mais pobres. Todos vós sois a Igreja. Trabalhai para que esta Igreja se transforme, para que seja viva, porque se deixa interpelar pelos gritos dos desprovidos de direitos, pelos clamores dos que sofrem todo o tipo de necessidade e daqueles pelos quais ninguém se interessa.

Papa Franscisco, Prefácio do DOCAT
Contactos

Campo Grande, 189
1700-090 Lisboa
PORTUGAL

Tel:
217 581 205

E-mail:
alamos@alamoslisboa.org

Contactos

Campo Grande, 189
1700-090 Lisboa PORTUGAL
Google Maps
Tel: 217 581 205
Email: alamos@alamoslisboa.org

Últimas Notícias

Subscrever Newsletter