Formação católica

O desenvolvimento completo da personalidade engloba também a sua dimensão espiritual. Por isso, os Álamos dá-lhe especial destaque.

Cada uma das universitárias que vive na residência ou a frequenta com regularidade é o centro de um percurso formativo personalizado que aponta para o seu amadurecimento completo; por isso, além da formação humana, cultural e profissional, os Álamos oferecem a possibilidade de ter formação espiritual, confiada à Prelatura do Opus Dei, instituição da Igreja Católica fundada em 1928 por S. Josemaria Escrivá   (1902-1975), de modo a que aquelas que quiserem possam encontrar um sentido mais profundo na sua experiência da vida universitária.

Todas estas atividades são facultativas. Frequentá-las não é condição de seleção nem de permanência na Residência.

Regularmente:

  • Meditação semanal, dirigida pelo capelão da Residência (todas as 4ªs feiras, das 18h30 às 19h)
  • Manhã de oração mensal (3ª quarta-feira de cada mês)
  • Retiros de silêncio (anualmente, consulta aqui as datas). Para mais informações sobre o que é um retiro espiritual, podes consultar este site.
  • Confissões e atendimento espiritual (terças e quartas-feiras, durante a tarde, e sábados de manhã)
  • Celebração diária da Santa Missa
  • No horário da Residência, está incluída a recitação do Terço em família depois do jantar
  • Ciclos de formação doutrinal, com base no Catecismo da Igreja Católica
Catequeses

Semanalmente, várias universitárias, com o desejo de transmitir o que recebem nos meios de formação espiritual católica, dão catequese no Centro de Paralisia Cerebral, a pedido dos pais de um grupo de jovens, e em diferentes paróquias. Ao dar catequese vamos ao encontro do que disse o Papa na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro: “Queridos jovens, a Igreja conta com vocês”

Entesoura formação, enche-te de clareza de ideias, de plenitude da mensagem cristã, para poder depois transmiti-la aos outros.

S. Josemaría Escrivá, em Forja, 841

Participação nas JMJ

Periodicamente realiza-se um encontro internacional de jovens com o Papa, as Jornadas Mundiais da Juventude, que duram aproximadamente uma semana. Estes encontros tiveram a sua origem em grandes encontros de jovens com o Papa João Paulo II em Roma.

A JMJ tem como objetivo principal dar a conhecer a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo, mas é verdade também que, através deles, o ‘rosto’ jovem de Cristo se mostra ao mundo. Esta é uma oportunidade única para viver a união com o Papa, ouvir pessoalmente o que o Papa tem para dizer aos jovens e conhecer de perto a juventude da Igreja em todo o mundo.

Os Álamos já participaram em várias das Jornadas Mundiais da Juventude:

  • Em 2016, em Cracóvia (Polónia)
  • Em 2011, em Madrid (Espanha)
  • Em 2005, em Colónia (Alemanha)
  • Em 2000, em Roma (Itália)
  • Em 1997, em Paris (França)
  • Em 1991, em Czestochowa (Polónia)
  • Em 1989, em Santiago de Compostela (Espanha)
PRÓXIMAS ATIVIDADES

Livro de Honra

O Senhor procura a todos, quer que todos sintam o calor da Sua misericórdia e do Seu amor.

O Senhor chama-nos hoje. Não a todos, mas sim a cada um de vós, individualmente. Escutai essa palavra nos vossos corações. Ele fala-vos.

A fé em Jesus Cristo não é uma brincadeira, é uma coisa muito séria (…). A fé é integral, não se espreme. É a fé em Jesus. É a fé no Filho de Deus feito homem que me amou e morreu por mim.

Papa Francisco

Contactos

Campo Grande, 189
1700-090 Lisboa PORTUGAL
Google Maps
Tel: Temporariamente indisponível
Email: alamos@alamoslisboa.org

Últimas Notícias

Subscrever Newsletter